PRÓXIMAS INICIATIVAS

18 de Setembro, 5ª feira, das 18:30h às 21:30h
Monthly Get Togehter – Lisboa

O Grémio Literário, em colaboração com os consócios Dr. António Mello Campello e Eng. Bruno Marques Teixeira, promove um encontro mensal, Monthly Get Togehter - Lisboa.
Iniciado em Fevereiro de 2012 os nossos consócios estabeleceram a terceira 5ª feira de cada mês como o dia perfeito para reunir amigos. A ideia nasceu através de um conjunto de amigos que procuravam um espaço, uma data fixa e uma oportunidade para se encontrarem e conversarem. Ao bom estilo do início do século XX escolheram o Grémio Literário para estes encontros.  
Um dia especial para fugir à rotina do dia-a-dia.
O Grémio Literário associa-se a esta iniciativa e convida os consócios interessados a marcarem presença nestes convívios onde o Grémio é o espaço adequado para estes encontros.

2 de Outubro, 5ª feira, pelas 19:00h
Exposição de Desenhos - 507 CAVALOS E 6 LEOPARDOS
O Grémio Literário promove uma exposição de desenhos “507 cavalos e 6 Leopardos”, do consócio Arq. Pedro Belo Ravara.

Exercícios sobre o movimento e a expressão em esforço de grupos de cavalos, em três momentos distintos:
1º momento – registo rápido (estudo), em blocos A6, do modelo “pedra de sabão” chinesa sobre o cavalo mitológico;
2º momento – alternativo ao primeiro, registo rápido (estudo), em blocos A6, sobre variações ao modelo original, sem modelo;
3º momento – desenho sobre o papel branco de formato A3.

A seguir ao cão o cavalo é o melhor amigo do Homem.
Talvez como o gato, o leopardo o menos fiel.
6 leopardos dão tanto trabalho como 507 cavalos.

Pedro Belo RavaraPedro Belo Ravara nasceu em Lisboa em 1964.
Licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa em 1988.
Viveu e estudou nos Estados Unidos entre 1991 e 1993, como Fulbright Scholar, onde concluiu o Master of Architecture and Building Design (grau de Mestrado) pela Universidade de Estado de Nova Iorque em 1993;
Doutor em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura, Universidade Técnica de Lisboa em 2008.
Assistente na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa entre 1998 e 2008 sendo a partir desta data Professor Auxiliar.  Professor Convidado do College of Architecture and Landscape  Architecture da Universidade do Estado do Minnesota onde foi Cass Gilbert Visiting Professor em 1998.
Viveu e trabalhou em Macau entre 1988 e 1991 onde colaborou no Atelier Manuel Vicente, Projetistas e Consultores, Lda, como arquiteto projetista e responsável pela coordenação de projetos.
Colaborou nos ateliers de Manuel Graça Dias e de João Luís Carrilho da Graça entre 1996 e 1998.
Em 1991 funda o BAIXA, Atelier de Arquitetura, Lda. com Nuno Vidigal.
Vogal do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitetos, com a responsabilidade do Pelouro da Profissão, para o triénio 2011/2013, e Vice-Presidente da Ordem dos Arquitetos para o triénio 2014/2016.
Membro do júri no Prémio SECIL de Arquitetura para o biénio 2006-2008, nomeado pela Ordem dos Arquitetos.
Integrou em 2009 a representação oficial Portuguesa à 8ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, Brasil.
Exposição individual de desenho, no âmbito MEGARIM CON.VIDA, RETIRO E BLOCOS DO QUOTIDIANO, entre 01 e 29 de Novembro de 2013.

7 de Outubro, 3ª feira, pelas 13:00h
Almoço/debate com S.E. o Embaixador dos E.U.A.
Sua Excelência o Embaixador dos Estados Unidos da América, Robert A. Sherman, recentemente chegado a Portugal, honra-nos com a sua presença num almoço debate a realizar no dia 7 de Outubro p.f., pelas 13 horas na Biblioteca do Grémio literário, no qual S. E. o Embaixador acedeu falar-nos sobre relações internacionais.
Robert A. ShermanRobert A. Sherman, natural de Massachusetts, chegou a Lisboa no dia 5 de Abril de 2014 para desempenhar as funções de Embaixador dos Estados Unidos da América para a República de Portugal. O Embaixador Sherman apresentou as suas credenciais ao Presidente da República de Portugal, Sua Excelência o Prof. Aníbal Cavaco Silva, no dia 30 de Maio de 2014.
Jurista de formação, o Embaixador Sherman está há muitos anos activamente envolvido na política local e nacional. Fez parte da primeira Obama for America National Finance Committee e da President-Elect Obama’s Transition Team, em que tinha como principal função analisar os cargos da administração. Em Janeiro de 2013 foi nomeado pelo Presidente Obama para integrar o United States Holocaust Memorial Council.
Antes de se tornar Embaixador, Robert Sherman foi um dos fundadores dos escritórios de Boston da Greenberg Traurig, uma firma de advogados de grande envergadura internacional. Entre 1991 e 1993, foi Procurador-Geral Adjunto e Director do departamento de defesa do consumidor de Massachusetts e foi, durante um ano, conselheiro especial do Procurador-Geral de Massachusetts. Era ele o responsável pelas iniciativas federais e multi-estaduais da Procuradoria-Geral com o Departamento da Justiça e com as Procuradorias-Gerais do resto do país. O Embaixador Sherman também participou na reforma da justiça penal levada a cabo pelo Presidente Clinton.
O Embaixador Sherman tem uma vasta experiência de contencioso, nomeadamente em processos de inquérito propostos

por órgãos governamentais e acompanhamento jurídico de investigações internas a empresas -- com particular destaque para a aplicação da Foreign Corrupt Practices Act (FCPA) – e bem assim a defesa do consumidor e o patrocínio de processos colectivos.

O Embaixador Robert Sherman tem um B.A. em Ciência Política da University of Rochester e um J.D. da Boston University School of Law.

Como o número de lugares é limitado a 80, agradecemos que os prezados consócios, que estejam interessados nesta iniciativa, prontamente se inscrevam.

O preço do almoço é de 30,00€ por pessoa.

7 de Outubro, 3ª feira, pelas 17:00h
Prova de vinhos, seguida de jantarQuinta Vale de Fornos
Quinta Vale de Fornos apresenta RESERVAS em Lisboa

A Quinta Vale de Fornos, propriedade do consócio Eng. Ilídio Monteiro, vai lançar duas novidades no mercado, trata-se de dois Vinhos Tintos Reserva DOC do Tejo, Quinta Vale de Fornos Syrah e Quinta Vale de Fornos Cabernet Sauvignon, ambos de 2012, este último premiado com Medalha de Ouro no Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo deste ano.

O Grémio Literário, em Lisboa, é o local de eleição para este evento, que é composto por dois momentos:

17.00 H – Apresentação do novo projecto da Quinta e Equipa seguida de Prova Comentada dos novos vinhos. Este momento é dirigido ao “trade”: Canal Horeca, Garrafeiras, Distribuidores e Comunicação Social.
19.30 H – Jantar harmonizado com Vinhos da Quinta Vale de Fornos.

“Apostar na qualidade dos vinhos, aliar a tradição à modernidade como factor de diferenciação e vantagem competitiva, conjugando a qualidade das castas da região com castas internacionais e rodeada de uma equipa dinâmica e qualificada, faz com que acredite que, no prazo de dois anos, a Quinta Vale de Fornos seja uma referência Nacional e Internacional”
 
A Quinta Vale de Fornos localiza-se na Azambuja, na Região dos Vinhos do Tejo. É uma quinta do Séc. XVIII, muito ligada ao enoturismo, recebe e faz eventos dentro e fora da Quinta durante todo o ano. Foi pioneira na região do Tejo, na plantação da casta Cabernet Sauvignon. Neste momento exporta mais de 30% da sua produção para diversos mercados, entre eles China e Bélgica, estando a trabalhar o mercado do Brasil e da Colômbia.

O preço do jantar é de 30,00€ por pessoa.

Viagem ao Chile e Argentina

O Grémio Literário, em colaboração com a TOPMIC Tours & Travel, cujo presidente é o consócio Comendador Rui Horta, está a organizar uma viagem a realizar entre os dias 16 e 29 de Outubro de 2014 ao Chile e Argentina, cujas inscrições estão abertas até 31 de Julho.

Viagem ao Chile e Argentina

O programa da viagem, enviado com o Boletim de Junho, sofreu alterações quer no que respeita a datas quer em relação aos valores, pelo que junto se anexa informação contendo as referidas alterações.

 

As inscrições deverão ser feitas junto dos serviços da
TOPMIC Turismo Portugal
Av. Duque de Ávila, 185-3º A/B –1069-074 Lisboa –PORTUGAL
PH. +351218292620 | FAX: +351218276685
E-MAIL: geral@topmicportugal.com
SITE: www.topmicturismoportugal.com

 

Visita ao Palácio dos Duques de Bragança em Vila ViçosaPalácio dos Duques de Bragança em Vila Viçosa
18 de Outubro

Por iniciativa do Conselho Literário, e a convite do Consócio e membro deste órgão, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da Fundação da Casa de Bragança, vai realizar-se uma visita ao Palácio local, em Vila Viçosa, no próximo dia 18 de Outubro.
O programa da visita será enviado com o boletim do próximo mês.