PRÓXIMAS INICIATIVAS

7 de Março, 3ª feira, pelas 18:30h
Lançamento de livro

O Grémio Literário em colaboração com a Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade Nova de Lisboa, convida os seus sócios a estarem presentes no lançamento do volume “Scrigni della memoria - Arquivos e Fundos Documentais para o estudo das Relações luso-italianas” com organização de N. Alessandrini, S. Bastos Mateus, M. Russo, G. Sabatini, sendo a obra prefaciada pela Prof. Doutora Maria de Lurdes Rosa.

A obra será apresentada pelo Prof. Doutor Paulo F. de Oliveira Fontes.

 

8 de Março, 4ª feira, pelas 18:00h
Debate sobre a problemática “Universo Programado”

O Grémio Literário, em colaboração com o Instituto Benjamin Franklin, promove um debate baseado no livro “Universo Programado”, publicado pelo Dr. Miguel Ribeiro.

O debate vai ser moderado pelos Prof. Doutor António Rebelo de Sousa e Dr. Miguel Ribeiro e pela Dra. Isabel Corker.

 

9 de Março, 5ª feira, pelas 18:00h
Lançamento de livro

Por iniciativa da consócia Prof. Doutora Patrícia Akester vai ter lugar, na Biblioteca, a apresentação do livro “Código de Direito de Autor e Direitos Conexos, Anotado”, da Editora Almedina e da autoria daquela Consócia.

A apresentação da obra fica a cargo do Dr. Paulo Câmara, advogado, especialista e defensor do direito financeiro, Managing Partner e sócio no departamento Financeiro & Governance da sociedade Sérvulo Correia & Associados, onde a Prof. Doutora Patricia Akester é consultora.

Patrícia Akester, é licenciada em Direito pela Universidade Católica de Lisboa, Mestre em Direito da Propriedade Intelectual pela University College of London e Doutorada em Direito de Autor pelo Queen Mary Intellectual Property Research Institute, Queen Mary University of London. Encontra-se, ainda, inscrita na Bar Association of England and Wales, Lincolns Inn, como Registered European Lawyer, desde 2009 e na Ordem dos Advogados, desde 1996. Entre 2002 e 2011 foi docente e investigadora, a tempo inteiro, no Centre for Intellectual Property and Information Law, University of Cambridge, tendo, desde 2002, a categoria de docente associada em relação ao mesmo centro.

Tem vários projetos de investigação em curso, mas dedica-se, hoje, predominantemente, à consultoria na área da Propriedade Intelectual e Tecnologias da Informação. A nível internacional, entre as entidades solicitadoras do seu apoio jurídico incluem-se a Fieldfsher (Londres), a Bristows (Londres), a UNESCO (Paris), a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (Paris, Lisboa), a Movie Pictures Association of America (California) e a Anne Frank Fonds (Basel). É, ainda, consultora da Sérvulo & Associados desde 2011 e coordenadora da respetiva Clínica de Propriedade Intelectual desde 2015.

 

15 de Março, 4ª feira, pelas 18:30h
Apresentação da Revista “Segurança e Defesa”

O Grémio Literário, em colaboração com o Consócio Prof. Doutor António Rebelo de Sousa, promove a apresentação da Revista “Segurança e Defesa” do OSCOT – Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo.
 
A apresentação fica a cargo daquele Consócio, do Dr. António Nunes e do Prof. Doutor Bacelar Gouveia.

 

21 de Março, 3ª feira, pelas 18:30h
Conferência “Africa, Mulher e Desenvolvimento”

Na Biblioteca do Grémio Literário vai ter lugar uma conferência, intitulada “Africa, Mulher e Desenvolvimento”. promovida pelo Consócio Dr. Manuel Augusto Pechirra, Presidente do Instituto Luso-Árabe para a Cooperação e pela PADEMA – Plataforma para o Desenvolvimento da Mulher Africana.

 

28 de Março, 3ª feira, pelas 20:00h
Jantar/debate  
Ciclo “Que Portugal na Europa, que futuro para a União?”

O próximo jantar-debate do ciclo “Que Portugal na Europa, que futuro para a União?”, uma parceria do CPI  - Clube Português de Imprensa, com o CNC - Centro Nacional de Cultura e o Grémio Literário será no próximo dia 28 e terá o Embaixador Francisco Seixas da Costa como orador convidado.

Francisco Seixas da Costa encontra-se em condições de invulgar competência para tratar do tema do presente ciclo, quer pela sua formação académica, quer pela sua carreira diplomática.

Nascido em 1948, em Vila Real, onde completou o ensino secundário, veio depois a licenciar-se em Ciências Sociais e Políticas pelo Instituto com o mesmo título, da então Universidade Técnica de Lisboa.
Participou, como oficial miliciano, no movimento do 25 de Abril de 1974, tendo sido chamado a servir, como assessor, a Junta de Salvação Nacional.

No ano seguinte foi admitido, por concurso público, no serviço diplomático português, tendo exercido funções no respectivo Ministério e, depois, nas Embaixadas de Portugal em Oslo, Luanda e Londres.
 
Entre 1995 e 2001 foi Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, sendo, nessa qualidade, o principal negociador português dos Tratados de Amesterdão (1995-1997) e de Nice (2000), e presidindo ao Comité de Ministros do Acordo de Schengen, em 1997, e ao Conselho de Ministros do Mercado Interno da União Europeia, em 2000.
 
Entre 2001 e 2002 foi Embaixador representante permanente junto das Nações Unidas, em Nova Iorque, tendo integrado, a convite do secretário-geral Kofi Annan, o board do UNFIP - United Nations Fund for International Partnerships. Nos anos seguintes foi Embaixador no Brasil e em França, bem como, a partir de 2012, Embaixador representante permanente junto da UNESCO e junto da União Latina, também em Paris.

De 1 de Fevereiro de 2013 a 31 de Janeiro de 2014 dirigiu o Centro Norte-Sul do Conselho da Europa.

O seu percurso académico inclui os cargos de presidente do Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e consultor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Exerce funções docentes, como Professor convidado, na Universidade Autónoma de Lisboa (desde 2014) e na Universidade Europeia (desde 2016).

Preside ao Conselho Consultivo da Fundação Calouste Gulbenkian para o seu Centro em Paris. É ainda consultor, ou administrador não-executivo, de várias empresas.

De entre a sua diversa obra publicada sublinhamos, pelo que respeita ao tema desta série de jantares-debate, os livros Diplomacia Europeia - Instituições, Alargamento e o Futuro da União, de 2002,  Uma Segunda Opinião - Notas de Política Externa e Diplomacia, de 2006,  e Tanto Mar? - Portugal, o Brasil e a Europa, de 2008.

Recebeu as condecorações de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, de Cavaleiro da Ordem Militar de Cristo, de Grande-Oficial da Ordem do Mérito e a Grã-Cruz da ordem Militar de Cristo.

Um pormenor que o torna especialmente bem-vindo entre nós, sendo este um jantar-debate, é o facto de ser membro da direção da Academia Portuguesa de Gastronomia, autor do blogue gastronómico "Ponto Come", tendo colunas de crítica gastronómica no Diário de Notícias e na revista Epicur, e sendo ainda, neste domínio, membro de várias academias e confrarias, portuguesas e estrangeiras.

O preço do jantar é de 30€ por pessoa.

 

29 de Março, 4ª feira, pelas 18:30h
Conferência “Ciência, Filosofia, Fé. Para além do confronto”

Por iniciativa da Consócia Dra. Maria Natália de Azevedo Quadros realiza-se, na Biblioteca, uma conferência subordinada ao tema “Ciência, Filosofia, Fé. Para além do confronto”, tendo como orador o Dr. H. Machado Jorge, que vai ser apresentado por aquela Consócia.

O Dr. H. Machado Jorge é meta-analista, dedicando-se actualmente ao estudo do “fenómeno religioso”. Doutorado em Física Aplicada (Engenharia Nuclear) nos Estados Unidos (1976), dedicou o primeiro ciclo dos seus actuais 55 anos de actividade profissional à investigação no domínio nuclear e docência de física (ensino superior). Num segundo ciclo passou pela gestão de ciência & tecnologia e direcção institucional, em Portugal e no estrangeiro.

Foi autor de diversas monografias e figurou em directorias internacionais.

 

31 de Março, 6ª feira, pelas 19:00h
Palestra: “O Valor Emocional da Luz”

Por iniciativa da Consócia Profª. Doutora Teresa Pinto Coelho realiza-se, na Biblioteca, a palestra “O Valor Emocional da Luz”, proferida pela Professora Arquitecta Maria João Pinto Coelho.
A oradora será apresentada pelo Professor Doutor Kevin Mansfield, docente da Faculty of the Built Environment do University College de Londres, uma das mais prestigiadas Escolas de Arquitectura do Reino Unido.

Licenciada pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa, Maria João Pinto Coelho, prosseguiu a investigação na área da iluminação urbana e ambiental, tendo apresentado a tese de Doutoramento sobre “A Importância da Iluminação na Imagem da Cidade: Opções Axiais e Configuração Urbana”, em 1997. Lecciona o curso Master of Sciences Light & Lighting, desde o ano 2000, no University College of London, na Bartlett of Architecture.
É autora de variadíssimos artigos publicados nas revistas mais referenciadas na área da especialidade. Tem três livros publicados e foi convidada a integrar o Livro Europeu de designers de iluminação, uma edição Lusco, Milano, lançado em Frankfurt em 2004.

Segundo nos ensina a conferencista: “A luz artificial modela o nosso meio quando a noite a isso o obriga. Surge uma nova oportunidade de redescobrirmos o objecto, o espaço e o tempo que nos rodeia. As nossas cidades perdem-se nesse labirinto visual de luzes confusas e perdidas onde a escuridão dos espaços vazios (nos quais podemos incluir jardins e parques) rasgam a cidade, segregam bairros, inibem movimentos e limitam o belo pela sua ‘ausência’ visual.

E, tudo começa num simples objecto! A pequena igreja, o pelourinho, o chafariz, uma árvore que, quando visualmente referenciados na harmonia das suas formas e proporções, criam um novo quadro, uma nova oportunidade de ver, sentir e de redescobrir uma cidade cansada de esperar…”

A sessão será seguida de jantar ao preço de 30€ por pessoa.

 

6 de Abril, 5ª feira, pelas 20:00h
Conferência- Jantar  “Fátima, Caminhos da Fé. Como aconteceu”

É uma história com cem anos, onde se procura explicar o ambiente que se vivia em Portugal, numa república ainda jovem, com a Grande Guerra em que o País estava envolvido. Em Aljustrel/ Fátima e na Cova da Iria aconteceram factos extraordinários que viriam a transformar para melhor o País e o Mundo. Dois Papas já a visitaram, outro está a caminho, e milhões de católicos veneram-na todos os dias.

O que aconteceu?

O Consócio Prof. Doutor João Paço, membro do Conselho Director do Grémio Literário, é o promotor e vai ser o conferencista desta iniciativa que se realiza na Biblioteca.

O preço do jantar é de 30€ por pessoa.